Letramento(s) e identidades na luta por Reforma Agrária no sudeste paraense

Autores

  • Laécio Rocha de Sena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Rural de Marabá
  • Maria Cristina Macedo Alencar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Rural de Marabá

Palavras-chave:

Identidades, Trabalhadoras rurais, Letramento

Resumo

Este trabalho analisa processos discursivos de constituição de identidade(s) de trabalhadoras rurais não alfabetizadas. Nossa atenção volta-se, especialmente, para elementos linguístico-discursivos que indiciam suas representações acerca do letramento escolar e de suas práticas de leitura e escrita em situações não escolares, procurando compreender como se constituem enquanto sujeitos que participam da luta por Reforma Agrária. Utilizando metodologias dos estudos discursivos bakhtinianos, analisamos fragmentos de três entrevistas que constituem um corpora já existente num banco de dados da Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá. Os resultados nos mostram que as trabalhadoras rurais não alfabetizadas constroem representações negativas das práticas de letramentos vernaculares e que há uma supervalorização do poder da escrita nas representações dos sujeitos da pesquisa, particularmente do modelo de escrita escolar que eles têm construído. 

Biografia do Autor

Laécio Rocha de Sena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Rural de Marabá

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9075399230630932

Maria Cristina Macedo Alencar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Rural de Marabá

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7359129056159363

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Publicado

2014-04-07

Como Citar

de Sena, L. R., & Alencar, M. C. M. (2014). Letramento(s) e identidades na luta por Reforma Agrária no sudeste paraense. Scientia Plena, 10(3). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1452