Ácido sulfúrico na superação da dormência de sementes de Adenanthera pavonina L.
Palavras-chave:
dormência, emergência, vigor, leguminosasResumo
Adenanthera pavonina L. é uma espécie largamente utilizada para fins ornamentais, arborização de ruas e praças, reflorestamentos, artesanato e fitoterápicos, no entanto, suas sementes, assim como a grande parte das leguminosas, apresentam dormência. Assim, o trabalho teve por objetivo avaliar a eficiência do ácido sulfúrico concentrado na superação da dormência de sementes de Adenanthera pavonina L. Para tanto, avaliou-se o efeito do período de imersão (0, 1, 2, 3, 5, 10 e 20 min.) em ácido sulfúrico (98%), na emergência e vigor das sementes (primeira contagem, índice de velocidade, tempo médio e velocidade média de emergência). Os tratamentos de imersão em ácido sulfúrico concentrado por 10 e 20 minutos mostraram-se os mais eficientes na superação da dormência dessa espécie, promovendo maiores resultados de emergência e vigor.Downloads
Publicado
2013-06-10
Como Citar
Araújo Neto, A. C., Medeiros, J. G. F., Silva, B. B., Leite, R. P., Araújo, P. C., & Oliveira, J. J. F. (2013). Ácido sulfúrico na superação da dormência de sementes de Adenanthera pavonina L. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1427
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.