Efetividade de Linhagens de Rizóbios Nativos do Semiárido.
Palavras-chave:
capacidade competitiva, seleção de rizóbio, fenótipos radicularesResumo
A seleção de bactérias fixadoras de N2 é um processo dinâmico, que pode garantir o suprimento de nitrogênio necessários ao desenvolvimento da planta. A seleção de linhagens de rizóbio proveniente do solo onde vai ser utilizado, visando a produção de inoculantes específicos, é um dos componentes fundamentais para o sucesso no uso deste bioinsumo. Este trabalho teve por objetivo avaliar a capacidade competitiva das linhagens de isolados rizobianos nativos de solos do semiárido através de fenótipos radiculares. As linhagens de isolados foram caracterizados em relação a reação (pH), avaliados os efeitos da inoculação nos fenótipos radiculares e posteriormente estocados. As caracteristicas avaliadas foram o aumento do numero de pêlos radiculares, pêlos encurvados, deformados, comprimento e espessura da raiz principal e presença de nódulos nas raizes. Os nódulos apareceram com maior intensidade nas plântulas com os isolados de números 259, 265, 266 e 283. Os inoculantes que apresentaram uma maior capacidade competitiva quanto à deformação, encurvamento e aumento do numero de pêlos radiculares foram 251, 259, 263, 270, 284, 287 e 291. Fenótipos radiculares podem indicar estirpes eficientes de rizóbio para produzir inoculantes efetivos na nodulação de mudas de essências florestais do semi-árido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.