INFLUÊNCIA DA IDADE NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DO ESTIPE DO COCO-DA-BAÍA.
Palavras-chave:
cocô-da-Baia, densidade, retattibilidadeResumo
O objetivo do presente trabalho foi determinar os valores de densidade e a contração total do estipe do coqueiro a fim de avaliar a influência da idade nas suas propriedades físicas. O presente estudo foi desenvolvido em três povoamentos de Cocos nucifera, idade média de 35 anos, no município de Estância/SE. As árvores selecionadas foram derrubadas e seccionadas em toras de 1,25 metros, sendo posteriormente transportadas até a serraria onde foram processadas com a utilização de uma serra circular. Os corpos de prova foram confeccionados no Laboratório de Usinagem e Produção de Móveis do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Sergipe. Esses corpos de prova foram medidos com o auxílio de um paquímetro digital de precisão de 0,01 mm os planos tangencial, radial e axial com a amostra saturada. Posteriormente as amostras foram levadas a estufa com temperatura de 103 ± 2 oC até peso constante, em seguida foram colocadas em um dessecador para resfriar. Por fim, realizaram-se novamente as medidas nos planos anatômicos para a determinação das suas contrações lineares, radial, tangencial e axial e da contração volumétrica. Os resultados obtidos permitiram concluir que as contrações linear radial, tangencial e volumétrica foram menores aos 25 e 45 anos de idade, que a densidade apresentou o maior valor aos 35 anos de idade e o estipe de coqueiro apresentou características tecnológicas semelhantes a algumas madeiras indicando que seu uso pode ser viável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.