Parasitologia Lúdica: O jogo como agente facilitador na aprendizagem das parasitoses
Palavras-chave:
Ensino. Aprendizagem Significativa. Jogos experimentais. Parasitoses.Resumo
Durante décadas, metodologias didáticas tradicionais contribuíram para o desinteresse dos alunos na aprendizagem, principalmente na disciplina Ciências, cujo quadro é agravado pela complexidade da linguagem científica e pelos inúmeros conceitos. As parasitoses intestinais, além de constituírem temáticas curriculares obrigatórias, representam um importante problema de saúde pública, afetando adultos e crianças em todo o mundo. No presente trabalho, foram desenvolvidas ferramentas didáticas lúdicas para promover a aprendizagem significativa das parasitoses aos alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental, em uma escola da rede pública municipal da cidade de Aracaju. Os dados obtidos ratificaram o lúdico como uma importante estratégia para a promoção da aprendizagem dos conteúdos. Além de oferecer um ambiente mais dinâmico e prazeroso, os jogos fornecem ao aluno uma motivação intrínseca ao processo de aprendizagem.Downloads
Publicado
2013-07-22
Como Citar
Nascimento, A. M. D., Junior, W. D. L., dos Santos, R. L. C., & Dolabella, S. S. (2013). Parasitologia Lúdica: O jogo como agente facilitador na aprendizagem das parasitoses. Scientia Plena, 9(7(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1380
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.