A influência da perícia contábil nas decisões judiciais
Palavras-chave:
Perícia Contábil, Laudo Pericial Contábil, Decisões JudiciaisResumo
A perícia contábil é o instrumento de constatação que auxilia o magistrado na averiguação de fatos ligados ao patrimônio com objetivo de um julgamento correto do litígio. Seu resultado é o laudo pericial contábil que apresenta em seu conteúdo tudo que foi investigado durante a realização dos trabalhos bem como a conclusão a que chegou sobre o assunto. Para tanto é necessário que o perito siga o que determinam as Normas Brasileiras de Contabilidade e o Código de Processo Civil, trabalhando de maneira idônea, clara, objetiva e imparcial, sempre buscando aprimorar seus conhecimentos para que possa obter a excelência em seu trabalho. Neste deste contexto, o objetivo do trabalho constituiu-se em investigar a importância da perícia contábil nas decisões judiciais nas Varas Cíveis das comarcas de Vacaria e Lagoa Vermelha no estado do Rio Grande do Sul”. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi descritiva, bem como foi utilizada pesquisa bibliográfica para a fundamentação do exposto. Utilizou-se a aplicação de um questionário para obter a opinião de juízes das Varas Civis das Comarcas de Vacaria e Lagoa Vermelha, no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa revelaram que o laudo pericial vem sendo utilizado pelo magistrado e serve como peça importante nas decisões. Cabe ressaltar que a pesquisa constatou que existem pontos onde os laudos podem ser melhorados, como a fundamentação, o conteúdo e as conclusões.Downloads
Publicado
2013-12-07
Como Citar
Silveira, C., Pegorini, M. A., Motta, M. E. V. da, Pacheco, M. T. M., Camargo, M. E., & Zanandrea, G. (2013). A influência da perícia contábil nas decisões judiciais. Scientia Plena, 9(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1252
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.