Uso de biofilme de amido à base de própolis vermelha para a conservação de folhas de alface (Lactuca sativa)
Palavras-chave:
Antibacteriano, alimento, bioproduto.Resumo
A própolis é uma mistura de substâncias resinosas e balsâmicas que abelhas da espécie Apis mellifera L. coletam de várias plantas e levam até a colmeia. Esta resina tem sido amplamente utilizada para aplicações médicas, o que resulta no aumento do interesse por sua composição química, bem como por sua origem botânica e pode ser encontrado em muitas regiões do mundo, apresentando grande variação de composição química e biológica. A contaminação microbiológica em alimentos é uma das preocupações mais relevantes para a saúde pública, considerando os elevados índices de doenças provocadas por microrganismos patogênicos. As hortaliças são parte integrante da dieta da população mundial, sendo a alface uma hortaliça cosmopolita de grande preferência pelos consumidores. Uma alternativa viável de redução microbiana em frutas e hortaliças é a proteção durante o transporte e armazenamento com biofilmes biodegradáveis. Nesse trabalho foi investigado o potencial antimicrobiano de biofilme de amido incorporado com própolis vermelha, utilizado como embalagem protetora de folhas de alface. Foi realizado o teste de sensibilidade antimicrobiana de 10 extratos de própolis frente à Bacillus cereus. A contagem de B.cereus nas folhas de alface ocorreu após os tempos 0, 2 e 5 dias de armazenamento. O rendimento dos extratos hidroalcoólicos de própolis variou de 9,45% a 74,62%. Os resultados indicaram ação antibacteriana do biofilme incorporado com própolis vermelha frente à Bacillus cereus e que a incorporação desse extrato na concentração de 5% foi eficaz contra esta bactéria muito encontrada em água de irrigação de hortaliças.Downloads
Publicado
2013-01-27
Como Citar
Farias Maia, Y. L., de Souza, C. O., Druzian, J. I., Padilha, F. F., & Orellana, S. C. (2013). Uso de biofilme de amido à base de própolis vermelha para a conservação de folhas de alface (Lactuca sativa). Scientia Plena, 8(12(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1159
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.