Perfil citológico e microbiológico de material cérvico-vaginal coletado em consultório de enfermagem, 2009-2011
Palavras-chave:
Esfregaço vaginal, vaginite, enfermagemResumo
O Câncer de Colo Uterino é o segundo mais prevalente em mulheres no Brasil, mas as lesões precursoras deste tipo de câncer podem ser precocemente diagnosticadas por meio do exame citopatológico, no qual são analisados aspectos citológicos e microbiológicos do material cérvico vaginal. Este exame também permite o reconhecimento dos agentes causais de vaginites. O objetivo deste estudo é caracterizar o perfil citológico e microbiológico de material cérvico-vaginal coletado no Consultório de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM/UNIT), no período de 2009 a 2011. Tratou-se de um estudo exploratório retrospectivo com abordagem quantitativa, analisando-se os laudos dos exames citopatológicos com relação a idade da paciente, adequabilidade do material biológico, tipos de epitélios, alterações benignas reativas ou reparativas e a microbiota. Foram analisados 85 laudos de mulheres com 17 a 55 anos (média=31,4), sendo que 100% das amostras biológicas estavam satisfatórias. Quanto ao perfil citológico do material cérvico-vaginal, a maioria apresentou inflamação, enquanto aproximadamente 10% eram normais. As atipias de células escamosas foram verificadas em apenas 1% das amostras. Nos laudos analisados, 12% apresentavam Candida sp, 15% Bacilos supracitoplasmáticos (Gardnerella/Mobilluncus), 23% Cocos e 50% Lactobacilos/Bacilos. A idade correlacionou negativamente com a presença de Lactobacilos, Candida sp. e com a associação Candida sp./Cocos. Conclui-se, portanto, que o procedimento de coleta realizado no Consultório de Enfermagem CAISM/UNIT pode contribuir para o rastreamento do Câncer de Colo uterino e para a especificidade do diagnóstico de DST/vaginites.Downloads
Publicado
2013-07-19
Como Citar
Reis, N. R. O. G., Costa, A. M. C., Madi, R. R., & Melo, C. M. de. (2013). Perfil citológico e microbiológico de material cérvico-vaginal coletado em consultório de enfermagem, 2009-2011. Scientia Plena, 9(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1142
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.