Diagnóstico da arborização das praças pública no município de Bom Jesus, Piauí
Palavras-chave:
arborização urbana, praças públicas, áreas verdesResumo
Objetivou-se realizar um diagnóstico sobre a situação da arborização nas praças públicas no município de Bom Jesus, localizado no Sul do Estado do Piauí. No estudo foram avaliados paramentos referentes à qualidade de arborização nas cinco principais praças públicas da cidade. Para isso, foram adotadas fichas para quantificar e qualificar os indivíduos arbóreos, nas quais foram avaliados os seguintes parâmetros:fitossanidade, problema de raiz, fiação, área permeável, copa longitudinal e avanço de rua, diâmetro a altura do peito (DAP), altura total, altura da primeira bifurcação e necessidade de poda. Ao todo, foram registrados 149 indivíduos arbóreos distribuídos em 19 espécies, sendo Azadira chtaindica (nim) e
Caesalpinia peltophoroides (sibipiruna) as que apresentaram a maior abundância. A maioria das árvores avaliadas encontrava-se em boas condições fitossanitárias.
Downloads
Publicado
2012-07-27
Como Citar
Brito, D. R. S., Raabe, J., Sousa, W. C., Melo, R. R., & Pedrosa, T. D. (2012). Diagnóstico da arborização das praças pública no município de Bom Jesus, Piauí. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1007
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.