Avaliação do saber ambiental de professores do ensino público do município de São Bento, Paraíba

Autores

  • Edevaldo Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Francione Gomes Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Rafael Francisco Lopes Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Risoneide Henriques Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Habyhabanne Maia Oliveira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.090001

Palavras-chave:

Meioambiente, Docente, Capacitação

Resumo

O professor é um ator social de fundamental importância na formação de cidadãos multiplicadores do saber ambiental. Esse trabalho teve o objetivo de analisar o conhecimento dos professores do município de São Bento, Paraíba, quanto à Educação Ambiental. Foram entrevistados 21 professores de três escolas de ensino fundamental público. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 12 perguntas sobre educação ambiental, desenvolvimento sustentável e dez temas ambientais. Além de outras variáveis (gênero, idade, titulação, tempo de ensino). O conhecimento dos professores variou entre pouco ou saber em parte sobre os temas ambientais. Houve diferença no nível de conhecimento entre gêneros, sendo maior no gênero masculino. Observou-se correlação positiva entre o tempo de ensino e o maior conhecimento do professor. A maioria deles apresentaram dificuldades em conceituar o que é Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável. Esse cenário revela a grande necessidade de capacitação docente em Educação Ambiental.

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Publicado

2015-09-06

Como Citar

Silva, E., Silva, F. G., Silva, R. F. L., Silva, R. H., & Oliveira, H. M. (2015). Avaliação do saber ambiental de professores do ensino público do município de São Bento, Paraíba. Scientia Plena, 11(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.090001

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