Potencialidades no uso de imagens termais aéreas de alta resolução da superfície urbana como ferramenta para mapear o campo térmico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.090203Palavras-chave:
clima urbano, imagens termais de sobrevoo, temperatura de superfícieResumo
O presente trabalho apresenta a potencialidade no uso de imagens termais aéreas de alta resolução da superfície urbana como ferramenta para mapear zonas de conforto térmico. Utilizou-se uma câmera termal de alta resolução, modelo FLIR SC660, com resolução espacial de 1,5 m e espectral de 640x480 pixels, em sobrevoo na área urbana do município de Piracicaba, São Paulo, Brasil, durante o dia 30 de outubro de 2012, em três períodos: 08:36 (manhã), 14:27 (tarde) e 19:23 (noite), horário local. No Brasil, ainda são poucos os trabalhos realizados com imagens termais de alta resolução em levantamentos aéreos. Por meio de técnicas de sensoriamento remoto das imagens obtidas, foi possível identificar o campo térmico na área de estudo sob influência, principalmente, do asfalto, classe com temperatura de superfície mais alta (55,7 °C às 14:27), e vegetação e corpos d’água, as quais minimizaram o efeito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.