Viabilidade do uso de turbinas hidrocinéticas na Plataforma Continental Sul-Sudeste Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081327Palavras-chave:
TELEMAC3D, Potência energética, Energias renováveis.Resumo
Devido à grande atenção dada ao desenvolvimento de novas fontes de captação energéticas, houve também, um aumento na diversidade de tecnologias existentes para a obtenção energética de forma limpa e sustentável. Na Plataforma Continental Sul-Sudeste do Brasil, foram realizadas simulações hidrodinâmicas com o sistema de modelagem numérica TELEMAC3D, juntamente com um módulo de conversão de energia, para a simulação de turbinas hidrocinéticas que vem sendo desenvolvido na FURG. Dentre os locais estudados, a região de Santa Catarina apresenta as melhores características de intensidade de corrente e batimetria para a conversão de energia das correntes. Os resultados das simulações demonstraram que essa região apresenta valores integrados de potência podem alcançar 4,71 MW durante o período analisado de 120 dias, com média de conversão de aproximadamente 45 kW/Dia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.