Modelo de Trocas Sociais entre Tríades de Agentes utilizando confiança, reputação e dependência social.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081319Palavras-chave:
Trocas sociais, Sistemas multiagentes, Reputação, ConfiançaResumo
Esse artigo propõe um cenário em que os agentes interagem realizando trocas de serviços que, após serem realizadas, são avaliadas pelos participantes, gerando os conceitos de valores dessas trocas. A teoria desenvolvida por Piaget propõe um modelo de troca social entre dois agentes. Nesse trabalho, se propõe a adição de um novo agente, denominado agente intermediário, que em uma mesma troca atua como fornecedor e recebedor de um serviço. Dessa forma, busca-se complementar o modelo de Piaget, em que as trocas em relações sociais são realizadas entre dois agentes.
Para manter a continuidade do processo de trocas sociais é necessário garantir a existência de trocas futuras e a correta escolha do parceiro. Para tal, precisa-se conhecer a informação dos valores de trocas ocorridas durante o processo, a informação dos agentes com respeito à reputação de cada um dos participantes e o grau de dependência social entre eles. Esses critérios são utilizados para orientar a decisão dos agentes sobre seus parceiros, se convertendo no foco para as análises do processo de transferência de confiança entre os agentes. Pela mesma razão, o conhecimento do grau de confiança e reputação envolvido no processo das trocas promove relações de dependência mais seguras entre os agentes e credibilidade a eles, favorecendo a possibilidade de futuras interações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.