Simulação numérica da formação de vórtices em tomadas de água em hidrelétricas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081316Palavras-chave:
CFD, submergência, vórtice, tomada d’água.Resumo
No Brasil, a energia hidráulica é a principal fonte de geração de energia elétrica. Apesar da tendência de aumento na utilização de outras fontes, a energia hidráulica continuará sendo a principal fonte na matriz energética. A eficiência de uma usina hidrelétrica pode ser afetada pelas condições de alimentação de água para sua tomada d’água. A formação de vórtices a montante das tomadas d’água são causas de perda de eficiência e podem causar danos nas instalações. O objetivo deste trabalho é estudar o fenômeno de formação de vórtices em tomadas d’água de hidrelétricas por meio de simulação numérica tridimensional com o software comercial ANSYS-CFX, com base nos estudos realizados em modelo experimental pelo IPH-UFRGS. Foram analisados casos com diferentes submergência e vazão volumétrica. O modelo matemático é composto pelas equações da conservação da massa e quantidade de movimento do campo médio, equação da fração volumétrica, equações do modelo de turbulência, assim como de suas respectivas condições de contorno e iniciais. Os resultados mostram que o modelo numérico é capaz de reproduzir a formação de vórtices em tomadas d’água, conforme observado no modelo experimental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.