Análise bidimensional do processo de fusão de um material de mudança de fase em uma cavidade retangular
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081303Palavras-chave:
Materiais de mudança de fase, armazenamento de energia térmica, eritritolResumo
Os materiais de mudança de fase podem ser utilizados em sistemas de armazenamento térmico de diferentes áreas da indústria, desta forma, a sua utilização nos sistemas de armazenamento de energia térmica apresenta-se como uma alternativa interessante para a otimização de uma grande gama de processos industriais. Levando em conta o aspecto inovador da utilização dos materiais de mudança de fase para armazenar/liberar energia na forma de calor latente, objetivou-se neste estudo, analisar numericamente o processo de fusão do eritritol contido em uma cavidade retangular, isto levando em conta a influência de variáveis geométricas, bem como, a temperatura a qual o sistema está submetido. O software comercial ANSYS FLUENT-14, foi utilizado para a execução de todas as simulações numéricas, em regime transiente, necessárias para a resolução do problema apresentado. Diferentes critérios de convergência foram adotados em todas as simulações realizadas. Dois tipos de validação numérica foram aqui realizadas, sendo estas: validação qualitativa e validação quantitativa. Resultados obtidos demonstram que a altura da cavidade não influencia de forma significativamente o tempo de derretimento do material utilizado, contudo, uma grande influência da temperatura da parede de aquecimento foi encontrada no tempo necessário para a completa fusão do material.Downloads
Publicado
2015-08-31
Como Citar
Borahel, R. D. S., Raymundo Júnior, J. F., & Oliveski, R. D. C. (2015). Análise bidimensional do processo de fusão de um material de mudança de fase em uma cavidade retangular. Scientia Plena, 11(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081303
Edição
Seção
VI Conferência Sul em Modelagem Computacional
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.