Funções de pedotransferência para estimar a retenção e a disponibilidade de água em Planossolo Háplico sob sistemas integrados de produção agropecuária no Agreste da Paraíba

Autores

  • Camila Costa da Nóbrega Universidade Federal da Paraíba
  • Pedro Luan Ferreira da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Flávio Pereira de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Milton César Costa Campos Universidade Federal da Paraíba
  • Abraão Targino de Sousa Neto Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070202

Palavras-chave:

Água no solo, pedofunções, solos do semiárido

Resumo

Objetivou-se com este trabalho a geração de Funções de Pedotransferência (FPT) para predição da umidade retida a potenciais matriciais específicos em um Planossolo Háplico sob sistemas integrados de produção agropecuária no Agreste da Paraíba, após três anos de implantação dos sistemas. A pesquisa foi conduzida na EMPAER, Alagoinha, PB. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com cinco sistemas de integração e quatro repetições. Os sistemas foram: 1) Gliricídia + Brachiaria decumbens; 2) Sabiá + Brachiaria decumbens; 3) Ipê roxo + Brachiaria decumbens; 4) Milho + Brachiaria decumbens; 5) Brachiaria decumbens. Foi determinada a retenção de água no solo nos potenciais matriciais: Ψm = 0,  -6, -10, -33, -100, -300, -500, -1000 e -1500 kPa. Foram geradas e validadas funções de pedotransferência (FPT) para cada ponto da curva de retenção. As FPT geradas para estimar os pontos da curva de retenção de água no solo estudado foram validadas através da relação 1:1 entre dados observados e os estimados. Também foram aplicados FPT existentes na literatura. Os resultados mostraram um aumento no conteúdo de água disponível em todos os tratamentos em profundidade, estando relacionado a granulometria do solo. Os pontos da curva de retenção de água no solo foram estimados com razoável precisão (R² ≈ 0,88) a partir das FPT geradas, podendo essas funções serem utilizadas em modelos de simulação de retenção de água no solo, considerando o solo em estudo e as características da região. As FPT testadas da literatura, apresentaram baixa eficiência preditiva.

Biografia do Autor

Camila Costa da Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (2020).

Pedro Luan Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Atualmente cursa o mestrado em Agronomia (Solos e nutrição de plantas) na Universidade Estadual de Maringá (PGA-UEM), atuando na linha de pesquisa (Física e manejo do solo e da água). 

Flávio Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB, 2004), Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2006) e Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2010). É professor Associado do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (DSER/CCA/UFPB).

Milton César Costa Campos, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB, 2004), Mestre em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2006), Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2009) e Pós-Doutorado em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Estadual de Campinas (2013). É professor Associado do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (DSER/CCA/UFPB).

Abraão Targino de Sousa Neto, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Mestrando em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

Costa da Nóbrega, C., Luan Ferreira da Silva, P., Pereira de Oliveira, F., César Costa Campos, M., & Targino de Sousa Neto, A. (2022). Funções de pedotransferência para estimar a retenção e a disponibilidade de água em Planossolo Háplico sob sistemas integrados de produção agropecuária no Agreste da Paraíba. Scientia Plena, 18(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070202

Edição

Seção

III Simpósio de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental