Estratégias utilizadas no levantamento de peso olímpico e os aspectos psicológicos: fatores que contemplam o desempenho esportivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.047101

Palavras-chave:

atenção plena, melhoria do desempenho, psicologia do esporte

Resumo

Identificar as estratégias utilizadas no levantamento de peso olímpico e aspectos psicológicos que contemplam a atenção plena e concentrada no momento presente do desempenho esportivo. A busca ocorreu em janeiro e fevereiro de 2021, nas bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus e LILACS. Utilizou-se o checklist PRISMA e, para análise de risco de viés, utilizou-se duas escalas adaptadas: Cochrane Manual para Ensaios Clínicos e Downs and Black. Incluíram-se Dezenove estudos para análise qualitativa. Sobre as estratégias de agachamentos para facilitar o rendimento durante o levantamento de peso olímpico, o agachamento de barra baixa e alta são métodos que aumentam a força na parte inferior do corpo, no núcleo e nas costas. A prática cotidiana dos atletas com o uso do mindfulness apresenta um forte impacto no desenvolvimento da autorregulação da atenção ao momento presente e um precursor na aquisição da autoconfiança. Por meio deste estudo, recomenda-se a implantação do mindfulness para construir melhorias no rendimento esportivo, uma vez que a aceitação de estar presente é favorável ao atleta. A técnica mostrou-se promissora para prevenção de lesões, desempenho e controle das emoções, mas num período não menos de oito semanas, junto aos fatores biomecânicos. O preparo mental com a utilização do mindfulness para aquisição de autoconfiança, a composição do método a ser desenvolvido, o tempo de adaptação e o aperfeiçoamento são etapas que devem ser pré-estabelecidas na prática de cônscio que visa o desenvolvimento de estratégias contemporâneas em diferentes esportes, em especial no levantamento de peso olímpico.

Biografia do Autor

Iramar Baptistella do Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor na Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID / UDESC -  Florianópolis, SC, Brasil.

Karina Rodrigues Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade do Estado de Santa Catarina – CEFID / UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

Felipe Mateus Martins de Bulhões Gomes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmico do curso de Fisioterapia na Universidade do Estado de Santa Catarina – CEFID / UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

Raquel Fleig, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - Gestão AmbientaL na Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGPLAN/UDESC).

Helio Roesler, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor na Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID / UDESC -  Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-12

Como Citar

Baptistella do Nascimento, I., Rodrigues Pereira, K., Mateus Martins de Bulhões Gomes, F., Fleig, R., & Roesler, H. (2022). Estratégias utilizadas no levantamento de peso olímpico e os aspectos psicológicos: fatores que contemplam o desempenho esportivo. Scientia Plena, 18(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.047101

Edição

Seção

Artigos