Atividade inseticida e repelente de extrato e pó de sementes de Anethum graveolens e Azadirachta indica frente ao Sitophilus zeamais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.047203Keywords:
Sitophilus zeamais, inseticida, repelenteAbstract
Sitophilus zeamais conhecido como gorgulho do milho é uma praga que afeta a qualidade de grãos armazenados. O uso de inseticidas químico é o método mais utilizado para o controle desta praga causando impactos ao meio ambiente. Neste sentido, meios menos agressivos são avaliados para o controle de insetos por meio de plantas com compostos de interesse, como extratos, que possuem metabólitos secundários que atuam na defesa das plantas. Portanto, o objetivo foi avaliar o potencial inseticida e repelente de plantas presentes na região Sul. A mortalidade e repelência de adultos S. zeamais foi avaliada em placas de Petri contendo grãos de milho tratados com extrato e pó de Anethum graveolens L. (endro) e Azadirachta indica A. Juss. (nim) em condições de laboratório. Todos os tratamentos afetaram a sobrevivência dos insetos. O melhor resultado foi para o extrato de A. graveolens, que apresentou DL50 = 139,16 μL/placa, menor valor dentre os tratamentos. A dose de 0,25 g de pó de endro/10 g de milho causo 100% dos insetos dos insetos, conferindo potencial inseticida. Quanto a repelência, o extrato de A. graveolens atingiu o maior Índice de Preferência (I.P.) repelindo 100% dos insetos na dose de 1,35 μL/cm². O pó de A. graveolens repeliu a partir de 0,15 g e o extrato de A. indica foi repelente nas doses de 2,29 μL/cm² e 3,95 μL/cm², e atraente nas menores, 0,64 μL/cm² e 1,37 μL/cm². A utilização de extratos e pó de endro e nim constituem uma alternativa de controle sobre o gorgulho do milho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work