Avaliação de redução da turbidez e coloração da água por filtro alternativo construído a partir de caroço de castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.097201Keywords:
Castanha-do-pará, carvão ativado, processo de filtragem.Abstract
A água é um recurso essencial à vida e de extrema importância para o ser humano. Porém, para ser considerada própria para o consumo é necessário que ela obedeça certos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Objetivou-se com este trabalho avaliar a eficiência da utilização de filtro de água produzido a partir de matéria-prima alternativa para avaliar sua eficiência na redução da turbidez e cor da água dos bairros Condor, Coqueiro e Marambaia, localizados na cidade de Belém, que são abastecidos pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA). O filtro é composto de garrafas de polietileno tereftalato, calcário, brita e carvão ativado (CA) obtido a partir de caroços de Castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa). Foram feitas coletas de água nos três bairros, bem como a aplicação de formulários para obtenção de respostas a respeito da água fornecida. Foram realizadas análises de turbidez e cor nas amostras antes e após o uso do filtro. Os resultados obtidos em relação às características sensoriais (odor, sabor e cor) mostraram que 90% dos entrevistados percebia uma alteração de cor e sabor. Houve redução da turbidez após o uso do filtro em todas as amostras de água dos bairros Condor, Coqueiro e Marambaia, apresentando valores percentuais de redução em 65, 100 e 88%, respectivamente. Verificou-se que o carvão ativado de caroço de Castanha-do-Pará é eficiente no processo de filtragem, sendo uma alternativa de baixo custo e ambientalmente sustentável.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work