Abordagem das bactérias extremófilas em livros didáticos de biologia do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.092701Keywords:
Archaea, Ensino de microbiologia, Procariontes extremófilosAbstract
Os livros didáticos são os instrumentos de ensino mais acessíveis aos professores nas escolas, sendo primordial que os conteúdos possam ser contemplados da forma mais ampla possível. O tema arqueas, merece ser pontuado nesses materiais, especialmente pelos recentes avanços tecnológicos que possibilitam o emprego de tais micro-organismos em diversas áreas. Neste sentido, foram analisadas oito obras didáticas de Biologia do Ensino Médio segundo os aspectos gerais de Coerência e Conceitos, Quantificação e Interdisciplinaridade e Contextualização das bactérias extremófilas, tendo por base o guia do Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação. Os critérios “aplicações biotecnológicas e adaptações bioquímicas” foram os que apresentam as maiores defasagens em relação à abordagem do assunto, na maioria das obras didáticas. No geral, somente uma obra teve boa avaliação em todos os aspectos analisados. Quanto ao critério “coerência entre fundamentação teórica e, imagens, textos e exercícios propostos”, todas as obras apresentaram-se satisfatórias. Portanto, apesar de as discussões sobre esse tema serem de suma importância ao contexto atual, as obras apresentam deficiências técnicas, em especial no que tange às aplicações biotecnológicas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work