Percepções de alunos da primeira série do ensino médio acerca das mudanças climáticas globais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.012701Keywords:
Aquecimento global, Efeito estufa, Mapas conceituais.Abstract
Evidências têm apontado para uma relação entre o atual cenário das mudanças climáticas globais e a crescente emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) através de fontes antrópicas. Tal relação mostra a urgente necessidade da formação de cidadãos engajados com as questões ambientais. O presente trabalho buscou verificar as percepções de alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Aracaju, SE, acerca das mudanças climáticas globais e fenômenos relacionados. Também teve por objetivos levantar as principais fontes de informação a respeito do tema e mediar o conhecimento acadêmico sobre as mudanças climáticas através de uma aula expositiva com posterior análise da estrutura conceitual dos alunos através do uso de mapas conceituais. A escola, internet e televisão foram os principais meios através dos quais os alunos obtiveram informações a respeito da temática. A maioria dos alunos participantes da pesquisa acredita que suas ações não contribuem para o aquecimento global, o que sugere uma dificuldade por parte destes em visualizarem as relações existentes entre suas práticas cotidianas e as emissões de GEE, demonstrando pouco conhecimento sobre os temas em estudo. O planejamento da aula teve como base os conhecimentos prévios dos alunos. No entanto, apesar da correção de equívocos conceituais em relação ao assunto, a comparação entre os MCs elaborados pelos alunos antes e após a aula de intervenção mostrou pouca aquisição dos conhecimentos mediados, evidenciando a necessidade do uso de abordagens complementares às tradicionais aulas expositivas dialogadas visando a aprendizagem significativa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work