Dispositivo alternativo para uso em controle de qualidade de monitores de imagem empregados no radiodiagnóstico médico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.104801Keywords:
controle de qualidade, luminância, dispositivos de exibiçãoAbstract
Neste trabalho foram realizados testes de controle de qualidade em dispositivos de exibição de imagens (monitores) empregados em radiodiagnóstico médico e em monitores comuns. A avaliação foi realizada com base na curva característica da luminância em função da menor diferença detectável, curva DICOM GSDF. Nos testes foi empregado um fotodetector conectado a um eletrômetro como um método alternativo de medidor de luminância, a partir de grandezas elétricas. Com o auxílio de um LED no lugar do fotodetector, definindo-se o valor de ângulo sólido do fotodetector, foi possível a conversão de unidades de medida de iluminância em luminância, para a classificação dos monitores como primários ou secundários. Os seguintes testes foram realizados: reflexão difusa, reflexão especular, reflexão interna ou velamento, resolução, ruído, resposta de luminância e contraste e uniformidade de luminância. Para os testes, empregou-se imagens padrão teste denominadas de TG18 disponibilizadas pela Associação Americana dos Físicos em Medicina (AAPM). As recomendações de controle de qualidade para análise dos resultados foram baseadas no protocolo da própria AAPM e outros da Europa. Os softwares utilizados foram o Radiant DICOM e o Isyte Radiology da Phillips. O dispositivo alternativo possibilitou a classificação dos monitores, mostrando-se útil para a medição de luminância na ausência de fotômetro, que é o equipamento idealmente empregado para esse tipo de avaliação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work