Isolamento e seleção de microrganismos produtores de lipase e otimização da produção enzimática
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.064207Keywords:
lipase, planejamento experimental, microrganismoAbstract
Lipases são enzimas de grande interesse comercial, pois são versáteis e atuam em vários ramos da indústria química, destacando as indústrias têxtil, alimentícia e de detergentes. As lipases também representam uma forma de tornar a produção industrial mais limpa, com atuações na obtenção de biodiesel ou tratamento de efluentes gordurosos. Dentre as diferentes vias de obtenção de enzimas lipolíticas, a via microbiana é a forma mais utilizada industrialmente. Tendo em vista a importância industrial da enzima, o presente trabalho teve como objetivo o isolamento e seleção de microrganismos produtores de lipases, bem como a otimização de sua produção através de fermentação submersa. Foram isoladas 12 cepas selvagens, dentre as quais três delas apresentaram destaque em análise qualitativa de produção de lipases. Uma dessas cepas foi selecionada para a realização de ensaios com base em um Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR) 2³ a fim de otimizar sua atividade enzimática. As variáveis analisadas no DCCR foram concentração de extrato de levedura, concentração de óleo de soja e porcentagem de farelo de soja (m/v). Após 24 h de incubação a 370°C e 160 rpm em shaker, foi possível determinar a melhor produção em 0,19 U, nas condições de 20 g.L-1 de óleo de soja, 25 g.L-1 de extrato de levedura e 40% m/v do extrato de farelo de soja. Através do DCCR foi possível determinar a região de tendência para a obtenção da otimização da produção de lipase para a cepa selecionada, considerando uma região de confiança de 95% e R² = 0,8.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work