O método dos mínimos quadrados no ajuste de um modelo polinomial

Autores

  • Vinicius Montenegro Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Viviane Leite Dias de Mattos Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049910

Palavras-chave:

Séries Temporais, Regressão Linear, Método dos Mínimos Quadrados

Resumo

A regressão linear pode ser utilizada para determinar o padrão de variação estacional de uma série temporal, o que pode ser feito por meio do método dos mínimos quadrados. Este método consiste em minimizar a soma dos quadrados dos resíduos obtidos pela diferença entre valores observados e valores preditos, o que pode ser feito para diversos modelos lineares. Este estudo ajusta um modelo polinomial de regressão linear múltipla a uma série temporal em que existe uma quebra estrutural, avaliando seu desempenho por meio de alguns indicadores de qualidade: coeficiente de determinação, teste de hipóteses para os coeficientes do modelo, além de análise gráfica dos resíduos. O método possibilitou encontrar um modelo polinomial de sexta ordem para modelar o comportamento da série estudada: o número de professores na escola primária no Brasil, no período entre 1999 e 2014.

Biografia do Autor

Vinicius Montenegro Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestrando em Modelagem Computacional na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), possui Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FURG, em 2015. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador (IHC), User Experience (UX), Usabilidade de Software e no desenvolvimento de Aplicações Multiplataforma.

Viviane Leite Dias de Mattos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1978), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, probabilidade e estatística, controle de processos, efeitos de dispersão e projeto de experimentos.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Silva, V. M., & de Mattos, V. L. D. (2017). O método dos mínimos quadrados no ajuste de um modelo polinomial. Scientia Plena, 13(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049910

Edição

Seção

VII Conferência Sul em Modelagem Computacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)