Teatro De Fantoches: Uma Apresentação Lúdica de Física Moderna em Escolas do Ensino Fundamental.
DOI:
https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012705Keywords:
Bonecos de fantoches 1, metodologia lúdica 2, Física Moderna 3Abstract
A proposta de se introduzir os conceitos de Física Moderna no ensino básico é muito instigante, vários estudos já se voltam com esse objetivo, principalmente com o uso de abordagens mais contextualizadas, que envolva os alunos na construção desses conceitos, usando por exemplo, aparatos experimentais através das feiras de ciência, fugindo da metodologia tradicional. O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia lúdica, através da utilização de bonecos de fantoche e experimentos de baixo custo para disseminar já no ensino fundamental, um pensamento crítico sobre a utilização da tecnologia e as suas consequências para o meio ambiente. Para avaliação da eficácia da proposta foi aplicado um questionário sobre o entendimento do tema antes e reaplicado após da apresentação, visto que um dos objetivos deste trabalho é avaliar o grau de desenvolvimento cognitivo alcançado pelos alunos envolvidos por este projeto, a fim de aprimorar as atividades e técnicas abordadas com os alunos para que estes absorvam com o maior aproveitamento o conteúdo trabalhado. Verificou-se com esse trabalho o envolvimento dos alunos do ensino fundamental a respeito da Física Moderna, associando o conhecimento de forma geral a experimentos elaborados facilitando o processo ensino/aprendizagem. Como resultado obteve-se a melhoria da percepção, a análise critica, e o contexto do mundo ao seu redor.Downloads
Published
2017-01-13
How to Cite
Aringhieri, L. F., & Silva, F. A. (2017). Teatro De Fantoches: Uma Apresentação Lúdica de Física Moderna em Escolas do Ensino Fundamental. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012705
Issue
Section
I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work