Variação na expressão do tempo verbal passado na fala e escrita de Itabaiana/SE: formas de pretérito imperfeito e perífrase na expressão do passado em curso
Abstract
Este estudo investiga os fatores e os contextos que levam a variação entre as formas de pretérito imperfeito (IMP) e perífrase (PPROG) na expressão do passado em curso na modalidade de língua falada e escrita de Itabaiana/SE. Adotamos a orientação Funcionalista, articulada com a Sociolinguística, abordagem que tem sido denominada de sociofuncionalista. O corpus é formado pelas amostras: Entrevistas Sociolinguísticas e Fala & Escrita. Coletamos 637 ocorrências da função - 541 de IMP e 96 de PPROG - submetidas à análise estatística do programa GOLDVARB X. Foram controlados fatores sociais e linguísticos. Os resultados apontam que não são motivações externas que influenciam a variação entre as formas, mas sim motivações internas, de natureza semântico-cognitiva, que são estáveis nas diferentes comunidades de fala de uma dada língua.Downloads
Published
2011-01-28
How to Cite
Araújo, A. S., & Freitag, R. M. K. (2011). Variação na expressão do tempo verbal passado na fala e escrita de Itabaiana/SE: formas de pretérito imperfeito e perífrase na expressão do passado em curso. Scientia Plena, 6(12(b). Retrieved from https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/326
Issue
Section
Articles
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work