Experimentação real versus experimentação ideal no ensino de ciências e a prática do pensamento crítico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112716Keywords:
Experimentação, Ensino de Ciências, ProfessoresAbstract
Este artigo tem por finalidade demonstrar a visão dos mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática a respeito do uso de atividades práticas no Ensino de Ciências. A abordagem envolveu os entrevistados na tentativa de identificar e refletir as potencialidades da experimentação na formação do pensamento crítico, e quando é necessário utilizar um experimento real ou ideal. A metodologia empregada permitiu perceber a interferência do ensino indutivista quando se pretende mediatizar a aprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo conhecer a visão dos alunos de mestrado sobre a importância de desenvolver a experimentação como ferramenta didática.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work