Experimentação real versus experimentação ideal no ensino de ciências e a prática do pensamento crítico

Authors

  • Graziane Gomes dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Divanízia do Nascimento Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112716

Keywords:

Experimentação, Ensino de Ciências, Professores

Abstract

Este artigo tem por finalidade demonstrar a visão dos mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática a respeito do uso de atividades práticas no Ensino de Ciências. A abordagem envolveu os entrevistados na tentativa de identificar e refletir as potencialidades da experimentação na formação do pensamento crítico, e quando é necessário utilizar um experimento real ou ideal. A metodologia empregada permitiu perceber a interferência do ensino indutivista quando se pretende mediatizar a aprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo conhecer a visão dos alunos de mestrado sobre a importância de desenvolver a experimentação como ferramenta didática.

Published

2016-11-21

How to Cite

dos Santos, G. G., & Souza, D. do N. (2016). Experimentação real versus experimentação ideal no ensino de ciências e a prática do pensamento crítico. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112716

Issue

Section

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade

Most read articles by the same author(s)