Recursos midiáticos no Ensino de Ciências e Biologia

Autores

  • Ismael de Almeida Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0003-0191-0180
  • Laís Jesus Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • Carmen Regina Parisotto Guimarães Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112715

Palavras-chave:

mídia, projetor multimídia, TICs

Resumo

A mídia vem conquistando, cada vez mais, seu espaço na educação, sendo utilizada como suporte na aprendizagem, facilitando a vida dos estudantes e os atraindo para o processo educativo. Este trabalho visa destacar as contribuições que a tecnologia pode trazer para a escola e problematizar esses recursos, além de identificar o uso de recursos tecnológicos, pelos alunos, no Ensino de Ciências ou Biologia. Para tal, foi aplicado um questionário em uma turma do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Valadares (Aracaju/SE), buscando respostas e opiniões relacionadas à utilização dos recursos midiáticos no universo escolar. Foi identificado que o recurso mais amplamente utilizado é o projetor multimídia. Com relação à utilização de recursos de mídia/informática nas aulas de Ciências e Biologia, 70% dos discentes informaram que já tiveram aulas que faziam uso desses recursos. E todos afirmaram que a mesma é importante no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo-a como uma ferramenta na educação. Porém, ficou clara, também, a necessidade de promoção de uma alfabetização tecnológica para os professores que não detêm essas habilidades.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Almeida, I. de, Carvalho, L. J., & Guimarães, C. R. P. (2016). Recursos midiáticos no Ensino de Ciências e Biologia. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112715

Edição

Seção

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade