Gestão do risco de crédito de cooperativas: um estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.120101Keywords:
Cooperativa de crédito, Risco de crédito, InadimplênciaAbstract
A crise econômica que está ocorrendo atualmente no Brasil tem levado ao corte dos acessos de linha de crédito. Diante desta problemática, o presente trabalho analisou qual tipo de cooperativa de crédito apresenta uma melhor gestão do risco de crédito, resultado de baixos índices de inadimplência relacionados à carteira de crédito composta por operações negociadas junto aos cooperados. Além da revisão da literatura, a metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva ao analisar e interpretar os dados contidos nos relatórios de gestão do risco de crédito extraídos do sistema de informações interno, para os anos de 2013, 2014 e 2015, referentes a três cooperativas de crédito com área de atuação no estado do Rio de Janeiro, sendo cada uma classificada nos seguintes tipos: livre admissão, profissionais e microempresários. O resultado da pesquisa indica que a cooperativa de crédito de livre admissão obteve, como resultado de sua gestão do risco de crédito, os menores índices de inadimplência para operações com atraso superiores a 15 e 90 dias nos três anos que delimitam a pesquisa. Como contribuição o estudo identificou qual o tipo de cooperativa é mais estruturada, em vista a gestão do risco de crédito, e segura para ser a escolhida pelo potencial cooperado para que ele se associe e invista.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work