Dosing asphalt mixture with CAP 50/70 modified with oil sludge

Authors

  • Denes Carlos Santos da Graça Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
  • Gisélia Cardoso Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0003-2640-3441
  • Erinaldo Hilário Cavalcante Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054213

Keywords:

modifield binders, oil sludge, dosing of binders.

Abstract

Modifiers asphalt binders, such as polymers, rubber tire minced, oily sludge oil, among others, have been studied to better adapt to these conditions of use. In contrast to CAP pure, modified ligands have non-Newtonian rheological behavior. In this study, modification of the asphalt binder CAP 50/70 was carried out using 10% and 20%, by weight, of masterbatch's from rubber scrap tires with oil sludge in the proportion 15/85 (CM1) and 85/15 (CM2) following standard DNER - 043 ME / 95, and evaluated about of tensile strength by diametrical compression (TSDC) behavior. The results showed that the mix with CM1 that behaves as ideal plastics, showed lager TSDC than CAP 50/70, in another hand, the mix with CM2 that behaves as pseudoplastic showed TSDC below than CAP 50/70, however, lager than standard DNER-ME 138/94.

Author Biographies

Denes Carlos Santos da Graça, Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química

Doutorando em Engenharia Química pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe, com Título de Dissertação: Estudo do Comportamento Reológico de Ligante Asfáltico Modificado com Borra Petróleo (2013). Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão (1999). Atualmente atua no Grupo de Pesquisa GPDCMat/CNPq, liderado pela Profa. Dra. Gisélia Cardoso, o qual integra a Rede de Pesquisa Asfalto/CENPES/PETROBRAS e Equipe de Desenvolvimento de Projeto da Rede Asfalto N/NE sediada no Laboratório de Mecânica dos Pavimentos da UFC.

Gisélia Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Professora doutora da Matéria de Ensino Materiais, do Departamento de Engenharia Químca e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química (PEQ) e Engenharia Civil (PROEC)

Erinaldo Hilário Cavalcante, Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal da Paraíba (atual UFCG), em 1994. Mestrado em Engenharia Civil (Geotecnia), na Universidade Federal de Campina Grande, em 1997. Doutor em Engenharia Civil (Geotecnia), pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2002. Foi professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe, de abril/2003 a julho/2015, onde coordenou (jan/2011 a jan/2015) o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROEC). De 2004 a 2015 coordenou o Laboratório de Geotecnia e Pavimentação da UFS - GeoPav/UFS. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande. Desde 2006 é consultor do MEC/INEP, equipe do SINAES/BASIS, atuando como avaliador de Instituições de Educação Superior e de cursos superiores da área de Engenharia. É membro do comitê científico do International Journal of Pavement Engineering, do Transportation Research Board (TRB) e da revista Transportes, membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica.

Published

2016-05-12

How to Cite

da Graça, D. C. S., Cardoso, G., & Cavalcante, E. H. (2016). Dosing asphalt mixture with CAP 50/70 modified with oil sludge. Scientia Plena, 12(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054213

Issue

Section

VII Seminário de Pesquisa em Engenharia Química - Edição financiada pela CAPES