Níveis de conhecimento esperados dos alunos: uma ferramenta na análise de questões utilizadas na avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)

Autores

  • Tiago Nery Ribeiro Universidade Federal de Sergipe - campus Prof. Alberto Carvalho
  • Divanízia Nascimento Souza Universidade Federal de Sergipe - campus Prof. José Aloísio de Campos

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112713

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Níveis de Conhecimento, Educação Matemática, razões trigonométricas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar os resultados acerca da análise inicial e final de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), discutindo quais as questões que podem proporcionar a identificação das concepções prévias e da evolução conceitual acerca dos níveis de conhecimento esperados dos alunos. O referencial teórico utilizado foi o da Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e dos níveis de conhecimento esperados dos alunos, de Robert. A pesquisa foi do tipo qualitativa, e utilizamos como metodologia um teste inicial para análise inicial dos conhecimentos prévios dos alunos e um teste final para análise da sua evolução conceitual. Concluímos que os Níveis de Conhecimento se tornaram uma importante ferramenta de sala de aula para construção e avaliação de uma UEPS, proporcionando um melhor direcionamento para o trabalho das situações e atividades utilizadas, o reconhecimento dos conhecimentos prévios e a evolução conceitual dos alunos.

Biografia do Autor

Tiago Nery Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe - campus Prof. Alberto Carvalho

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (2015), Mestrado em Educação pelo Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2009), Especialização em Ciências da natureza e suas tecnologias(2007) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é professor adjunto I do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho. Pesquisador do grupo de Estudos e pesquisas Educação e Contemporaneidade/UFS. Tem experiência na área de Ensino da Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Aprendizagem Significativa e mapas Conceituais.

Divanízia Nascimento Souza, Universidade Federal de Sergipe - campus Prof. José Aloísio de Campos

Divanizia do Nascimento Souza concluiu o doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo em 2002 e o Mestrado em Física na Universidade Federal de Sergipe em 1997. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe. Atua na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada (experimetal), e também em Ensino de Ciências e Matemática. Linhas de pesquisa: Dosimetria das radiações; Física Médica; Instrumentação científica; Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada; Métodos de Ensino das Ciências Naturais e Matemática.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Ribeiro, T. N., & Souza, D. N. (2016). Níveis de conhecimento esperados dos alunos: uma ferramenta na análise de questões utilizadas na avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112713

Edição

Seção

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)