A didática da resolução de problemas nas séries iniciais: um problema para o aluno ou para o professor?
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112712Keywords:
Resolução de Problemas, Dificuldades de Ensino.Abstract
Este artigo é fruto da análise das concepções que se têm acerca da resolução de problemas matemáticos, por professores que lecionam o terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa que subsidiou o artigo quatro professoras que atuam na rede pública e privada no município de Aracaju. Através de entrevistas, as professoras expuseram a forma como trabalham com a resolução de problemas e suas principais dificuldades. Os relatos das professoras evidenciaram que muitos professores pedagogos sabem que há uma importância em se trabalhar com a resolução de problemas no ensino da Matemática, mas não possuem embasamento teórico que oriente essa prática e, por isso, agem de acordo com o que vão aprendendo no dia a dia, em sala de aula. Desta forma, foi possível perceber que a resolução de problemas não é vista como tarefa fácil, nem para o aluno, nem para o professor.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work