Ensino de Física Moderna: Perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de Física do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112710Keywords:
Ensino, Física Moderna, ProfessoresAbstract
Neste artigo são discutidos os resultados de uma pesquisa investigatória realizada com alguns professores de Física de escolas públicas e privadas do município de Aracaju sobre a importância de se introduzir a Física Moderna no Ensino Médio, como também as facilidades e dificuldades que os docentes têm para lecionar os conteúdos referentes a essa “nova” Física. No decorrer de todo o artigo são discutidas as questões referentes à necessidade de se ensinar conteúdos da Física pós Newton, para que os discentes a percebam e vivenciem essa Física no cotidiano deles, fundamentados em: Oliveira (2012)[1], Ostermann & Moreira (2000) [2], Barcellos e Guerra (2015) [3], dentre outros. Os resultados mostram que a maioria dos docentes entrevistados reconhecem a importância da Física Moderna, mas não abordam em suas aulas por diversos fatores, sendo o Enem o principal deles. Ficou evidente que tanto o currículo do Ensino Médio bem como o Enem não estimulam a inserção dos tópicos de Física Moderna nessa etapa da escolar.Downloads
Published
2016-11-21
How to Cite
Santos, A. C., nascimento, S. D., & Souza, D. do N. (2016). Ensino de Física Moderna: Perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de Física do Ensino Médio. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112710
Issue
Section
IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work