Contextualização, Experimentação e a Pesquisa na Web para Despertar o Interesse pelo Estudo das Reações Químicas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112709Keywords:
Contextualização, Experimentação, Pesquisa.Abstract
Os estudantes que estão na transição do ensino fundamental para o médio, encontram dificuldades para compreender os conteúdos das Ciências, pois trazem consigo concepções errôneas sobre as disciplinas, sendo que algumas destas são passadas de geração para geração. Além disso, o ensino tradicional, que não relaciona a vida escolar com a do cotidiano do aprendiz potencializa essa problemática.
Na busca de alternativas ao ensino bancário trabalhamos com três eixos de mediação do conhecimento: a contextualização, a experimentação e as situações de estudo, que demonstraram ser ferramentas importantes para discutir esses problemas. Utilizando um tema comum da vida dos aprendizes, observamos um maior comprometimento e satisfação não só em responder as indagações propostas pelo professor orientador, como também a elaboração de questões durante o estudo. A partir deste nossos trabalho concluímos que é necessário estimular o uso na escola de práticas educacionais que sejam inovadoras e insiram a problemática da vida do aluno como forma de estudo dos conteúdos disciplinares.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work