Recursos midiáticos no Ensino de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.11277Keywords:
mídia, projetor multimídia, TICsAbstract
A mídia vem conquistando, cada vez mais, seu espaço na educação, sendo utilizada como suporte na aprendizagem, facilitando a vida dos estudantes e os atraindo para o processo educativo. Este trabalho visa destacar as contribuições que a tecnologia pode trazer para a escola e problematizar esses recursos, além de identificar o uso de recursos tecnológicos, pelos alunos, no Ensino de Ciências ou Biologia. Para tal, foi aplicado um questionário em uma turma do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Valadares (Aracaju/SE), buscando respostas e opiniões relacionadas à utilização dos recursos midiáticos no universo escolar. Foi identificado que o recurso mais amplamente utilizado é o projetor multimídia. Com relação à utilização de recursos de mídia/informática nas aulas de Ciências e Biologia, 70% dos discentes informaram que já tiveram aulas que faziam uso desses recursos. E todos afirmaram que a mesma é importante no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo-a como uma ferramenta na educação. Porém, ficou clara, também, a necessidade de promoção de uma alfabetização tecnológica para os professores que não detêm essas habilidades.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work