Reflexões sobre a aplicação da oficina temática água: do tratamento ao consumo humano

Autores

  • Luiz Henrique Barros da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Josiclécia dos Santos Alves Universidade Federal de Sergipe
  • João Paulo Mendonça Lima Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino de Química, Oficina Temática, Água

Resumo

Apresentamos as etapas que compõe a oficina temática "Água: do tratamento ao consumo humano" como possibilidade de problematizar o estudo dos métodos físicos de separação de misturas. Além de discutir os resultados obtidos durante as aplicações da oficina, com foco nas respostas do questionário de conhecimentos prévios, e na análise de indicativos de desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos. Foi possível perceber que os alunos apresentaram dificuldades quanto aos conteúdos de métodos de separação de mistura, uma vez que poucos alunos conseguiram exatidão nas respostas do questionário prévio. Ao analisar o questionário pós-oficina notou-se que a oficina temática contribuiu para a construção da opinião crítica dos alunos, uma vez que mostraram sugestões para o uso consciente da água.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Barros da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Química/Ensino de Química

Josiclécia dos Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Química/Ensino de Química

João Paulo Mendonça Lima, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Química/Ensino de Química

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Publicado

2015-06-17

Como Citar

da Silva, L. H. B., Alves, J. dos S., & Lima, J. P. M. (2015). Reflexões sobre a aplicação da oficina temática água: do tratamento ao consumo humano. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2552

Edição

Seção

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química

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