Concepções dos Graduandos do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe/Campus de São Cristóvão sobre o Átomo e os Modelos Atômicos

Autores

  • Thais Campos Gomes Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Clísia Silva Santos
  • Eliana Midori Sussuchi Departamento de Química - Ensino de Química
  • João Paulo Mendonça Lima Departamento de Química - Ensino de Química

Palavras-chave:

Átomo, Modelos Atômicos, Ensino de Química

Resumo

Apresentamos neste trabalho as concepções dos graduandos do curso de Química Licenciatura sobre o Átomo e os Modelos Atômicos. Os sujeitos da pesquisa são alunos matriculados em disciplinas do início, meio e fim do curso (Fundamentos de Química, Química de Coordenação e Estágio Supervisionado em Ensino de Química IV). A coleta de dados ocorreu por meio de questionário no período 2014/2. A análise dos dados mostrou dificuldade dos alunos em conceituar o átomo, e representá-lo através dos modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr e o atual. Percebemos que a formação inicial contribui para avanços na compreensão dos conceitos. Porém, a melhoria das concepções ainda é limitada, mostrando a necessidade de reflexão sobre como o curso tem contribuído para a formação dos futuros professores de Química. 

Biografia do Autor

Thais Campos Gomes Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Departamento de Química - Ensino de Química

Clísia Silva Santos

Departamento de Química - Ensino de Química

Eliana Midori Sussuchi, Departamento de Química - Ensino de Química

Departamento de Química - Ensino de Química

João Paulo Mendonça Lima, Departamento de Química - Ensino de Química

Departamento de Química - Ensino de Química

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Alves, T. C. G., Santos, C. S., Sussuchi, E. M., & Lima, J. P. M. (2015). Concepções dos Graduandos do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe/Campus de São Cristóvão sobre o Átomo e os Modelos Atômicos. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2498

Edição

Seção

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>