Perfil profissional dos egressos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Autores

  • Leila Rafaela da Costa Santos bacharelado em Eng. florestal pela UFS
  • Igor Pinheiro da Rocha UFS = Professor voluntário
  • Genésio Tâmara Ribeiro DCF = UFS
  • Laura Jane Gomes DCF = Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino Superior, Carreira profissional, Instrumento de gestão florestal

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil profissional dos egressos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe. Foi aplicado um questionário semiestruturado, enviado por e-mail via ferramenta Google Docs aos 135 egressos formados até o ano 2011, obtendo um retorno de 84 questionários devidamente respondidos. A maioria dos entrevistados é do sexo feminino (57,14%) e residem no Estado de Sergipe (67,86%). As principais atividades exercidas pelos egressos atuantes na profissão dentro do setor acadêmico (48,36%) foram: mestrando (27,42%) e doutorando (8,06%). No critério órgão público (25,8%) com o quesito setor público que vem a frente com 20,97%. No critério setor privado - empresa (14,55%), autônomo (9,68%) e atuando junto aos movimentos sociais (1,61%). Constatou-se que a maioria dos egressos entrevistados encontra-se exercendo a carreira, principalmente no seguimento acadêmico.

Biografia do Autor

Leila Rafaela da Costa Santos, bacharelado em Eng. florestal pela UFS

Engenheira florestal pela UFS. Atualmente consultora do MMA=PNF Nordeste.

Igor Pinheiro da Rocha, UFS = Professor voluntário

Engenheiro Florestal, Mestre em Agroecossistemas e Doutor em Engenharia Agrícola. Tem experiência em Recursos Florestais, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de erosão em margens de corpos d'água, recuperação de vegetação ciliar, conservação de nascentes, coesão solo-raiz e bioengenharia de solos.

Genésio Tâmara Ribeiro, DCF = UFS

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1975), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: planatações de Eucalytus, entomologia florestal, pragas florestais, prevenção e controle de incêndios florestais, meio ambiente e silvicultura

Laura Jane Gomes, DCF = Universidade Federal de Sergipe

ossui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1994), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente professora associada da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Ciências Florestais. Tem experiência na área socioambiental atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento ambiental e áreas protegidas. 

Downloads

Publicado

2015-01-09

Como Citar

Santos, L. R. da C., Rocha, I. P. da, Ribeiro, G. T., & Gomes, L. J. (2015). Perfil profissional dos egressos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Scientia Plena, 11(1). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2267