DESVELANDO OS “ENIGMAS” DO DISCURSO DAS COMPETÊNCIAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM.
Abstract
Instituído pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu no ano de 1998, em meio às reformas do ensino brasileiro. Esse exame é destinado aos alunos em vias de concluir ou que já tenham concluído o Ensino Médio e vem sendo realizado anualmente, desde o ano de sua criação. Trata-se de um exame opcional, cujo objetivo fundamental é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento das competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Imbricando educação e lingüística, este trabalho tem como objetivo evidenciar, por meio de segmentos discursivos de vários documentos que alicerçam o ENEM, que há uma memória discursiva que os permeia, um “já-dito” que se relaciona e se filia à formação ideológica capitalista. A fim de se comprovar essa tese, utilizou-se, como recurso metodológico, a Análise do Discurso Francesa (AD). Assim, num primeiro gesto de análise, foram investigadas as condições de produção (CP) do ENEM, com o intuito de delinear a conjuntura política, sócio-econômica e ideológica em que se originou esse instrumento de avaliação e esboçou-se, também, um breve percurso histórico da pretendida “reforma da educação” da década de 90. Num segundo gesto, fez-se a leitura e análise dos documentos que fundamentam o ENEM, na tentativa de desvendar a(s) formação(ões) discursiva(s) e ideológica(s) neles presentes. A análise evidenciou que esse exame não se presta apenas a cumprir os objetivos elencados em seu documento oficial, mas, sobretudo, a impor um modelo avaliação que busca homogeneizar a política educacional brasileira através da “necessidade” de uma reforma educacional baseada no ensino por competências, que só atende aos interesses das elites e dos organismos governamentais.
Palavras-chave: Discurso; ideologia; ENEM.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work