Abordagem sobre Dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas
Abstract
As cartilhas são recursos didáticos comumente utilizados para ensino sobre a Dengue na educação básica. O presente estudo teve por objetivo analisar as cartilhas disponíveis para os professores do Ensino Fundamental no meio digital e nas secretarias estaduais de saúde e de educação de Sergipe e nas municipais de saúde e de educação de Aracaju. Foram analisadas a linguagem e as imagens apresentadas nas cartilhas e verificado o sistema de distribuição das cartilhas para as escolas das redes pública e particular de ensino. Observou-se ineficiência na distribuição do material e incoerências nos textos e ilustrações, além de supressão de conteúdo, erros de conceito e carência de informações relacionadas à realidade local. Assim, há a necessidade de criar e distribuir cartilha especializada, voltada para a educação no ambiente escolar, que priorize as condições locais da população e considere a dinâmica da infestação por Aedes aegypti, que varia de região para região.Downloads
Published
2011-07-06
How to Cite
Marteis, L. S., Steffler, L. M., & Santos, R. L. C. dos. (2011). Abordagem sobre Dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas. Scientia Plena, 7(6). Retrieved from https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/191
Issue
Section
Articles
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work