Avaliação do Comprometimento Socioambiental na aplicação dos projetos elaborados pelos licenciandos de Química licenciatura da UFS.

Autores

  • T. M. Reis Universidade Federal de Sergipe
  • M. R. Melo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Indicadores de comprometimento Sócio-ambiental, formação de professores, ensino de química com ênfase CTSA.

Resumo

Nos cursos de formação de professores percebemos diversas dificuldades para a inserção de conteúdos disciplinares, que contemple as múltiplas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, nos projetos de ensino elaborados por licenciandos (Melo, 2010). Em função dessa constatação objetivamos com nossa pesquisa avaliar o comprometimento, de um grupo de licenciandos do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe, com a ênfase curricular CTSA. Nossa coleta de dados se concentrou durante a aplicação de projetos de ensino de química, elaborados pelos licenciandos durante a disciplina Estágio Supervisionado IV, em algumas escolas públicas do Estado de Sergipe. Utilizamos como instrumento de análise de dados os Indicadores de Comprometimento Socioambiental (Melo, 2010) para avaliar não só o comprometimento socioambiental dos licenciandos como também os avanços e dificuldades de mediação de projetos de ensino com essa abordagem curricular.

Downloads

Publicado

2013-08-05

Como Citar

Reis, T. M., & Melo, M. R. (2013). Avaliação do Comprometimento Socioambiental na aplicação dos projetos elaborados pelos licenciandos de Química licenciatura da UFS. Scientia Plena, 9(7(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1522