Caracterização do cariótipo de uma população de abelhas Melipona quadrifasciata (Hymenoptera: Meliponini), no município de Brejo Grande/Se
Palavras-chave:
Abelhas sem ferrão, citogenéticaResumo
As abelhas são as principais polinizadoras das plantas floríferas do planeta, sendo responsáveis pela manutenção da biodiversidade de diversos ecossistemas, como também constituem um elemento indispensável à economia agrícola mundial. No Brasil destaca-se a tribo Meliponini, em especial o gênero Melipona, grupo composto por abelhas sem ferrão, facilmente domesticáveis. Dentre as melíponas destacam-se as abelhas mandaçaias, que incluem duas espécies: Melipona mandacaia e Melipona quadrifasciata. Esse grupo é responsável por grande parte da captação e transporte de pólen, sendo o principal polinizador dos grandes ecossistemas brasileiros. Este estudo objetivou identificar citogeneticamente uma população de Melipona quadrifasciata encontrada na foz do rio São Francisco, cujos espécimes apresentam características morfológicas que diferem do padrão da espécie. Os dados obtidos nesse estudo indicaram que a espécie investigada é Melipona quadrifasciata. Entretanto, aindanão se pode afirmar que ela seja da subespécie Melipona quadrifasciata quadrifasciata como descrita até então ou quais as causas das alterações morfológicas.
Downloads
Publicado
2012-05-29
Como Citar
Silva, W. R. T., Araújo, E. D., & Scher, R. (2012). Caracterização do cariótipo de uma população de abelhas Melipona quadrifasciata (Hymenoptera: Meliponini), no município de Brejo Grande/Se. Scientia Plena, 8(3(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/902
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.