Análise epidemiológica do câncer de boca no município de Aracaju
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.036701Palavras-chave:
câncer de boca, epidemiologia, saúde bucalResumo
O câncer de boca está entre os 15 tipos de câncer mais comuns no mundo. No Brasil, as regiões Sudeste e Nordeste possuem o maior percentual de casos. O objetivo do presente estudo foi realizar o perfil epidemiológico dos pacientes com câncer de boca em Aracaju-SE entre 2012 e 2020. Foram coletadas informações dos casos diagnosticados de câncer de boca inseridos no CID de classificação C00 a C06, disponíveis no Sistema Nacional de Informações de Registros Hospitalares do Câncer. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise de série temporal, apresentadas por frequência absoluta e relativa (%). Observou-se uma predominância significativa em homens (67.13%), na faixa etária de 55-64 anos (26.38%), com coloração de pele parda (27.79%) e níveis educacionais nulos (10.36%). A localização primária mais presente foi a língua (32.60%), o nível de estadiamento mais presente foi do tipo III (3.45%) e a situação após 1 ano de tratamento mais comum foi óbito (15.75%). Se tratando do consumo de álcool e tabaco, o mais observado foi consumidores ativos (17.96% e 24.86%). O ano com maior quantidade de casos foi 2015 (n=115) e 2020 foi o ano com menos casos (n=10). A tendência se mostrou estacionária no período analisado. Apesar do perfil epidemiológico do presente estudo ser compatível com outros estudos em outras regiões e municípios, a falta de informação em determinados dados carece o estudo de uma análise mais complexa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Allancardi dos Santos Siqueira, João Victor Pains Oliveira Silva, Yuri Lins Lobo, Mayara de Almeida Lima Ribeiro, Natália Silva Andrade, Regiane Cristina do Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.