A ação do composto17β-estradiol na levedura Fleischmann®
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.026201Palavras-chave:
Saccharomyces cerevisiae, estrogênios, compostos emergentesResumo
A água é um recurso essencial para a sobrevivência dos organismos vivos e o equilíbrio do planeta, porém sua qualidade tem sido comprometida pela presença de elementos potencialmente tóxicos (PTEs), que podem causar danos aos ecossistemas aquáticos e à saúde humana. Assim, este estudo visou analisar as características químicas dos diferentes tipos de estrogênios e avaliar a ação tóxica do composto 17β-estradiol na levedura Fleischmann®. Uma solução de 17β-estradiol, com pureza superior a 99%, foi preparada em etanol e diluída até atingir uma concentração de 100 ng.L-1. A levedura foi cultivadas em meio líquido contendo água, 2% de glicose e 17β-estradiol, permanecendo nos tempo de exposição de 30, 60, 90, 120 e 150 min. O crescimento das colônias foi avaliado em placas de Petri contendo meio sólido Sabouraud, enquanto a taxa de mortalidade e o brotamento das células foram analisados por contagem celular utilizando uma câmara de Neubauer e corante azul de metileno. As características químicas do 17β-estradiol, como baixa volatilidade, baixa solubilidade em água e alta hidrofobicidade, contribuem para sua persistência no ambiente. A exposição da levedura ao composto resultou em inibição gradual do crescimento das colônias, com maior impacto após 150 min. O estudo demonstrou que mesmo baixas concentrações de 17β-estradiol causaram efeitos tóxicos, aumentando a mortalidade celular e reduzindo o brotamento após 90 min. de exposição, indicando riscos potenciais para outros organismos e humanos. A levedura se destacou como bioindicador eficiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Débora Tavares Sarabia , Maria do Socorro Mascarenhas, Margareth Batistote

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.