Modificação das características de adsorção do bagaço de cana para remoção de azul de metileno de soluções aquosas

Autores

  • Weber Lara Lima da Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Silze Pires de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

Adsorção, bagaço de cana, azul de metileno

Resumo

O bagaço de cana de açúcar tem sido estudado como um biossorvente para remoção do corante azul de metileno de soluções aquosas através do método de batelada. Neste estudo, o bagaço foi modificado com ácido sulfúrico com o intuito de aumentar sua capacidade de adsorção. A caracterização foi feita por infravermelho (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e ponto de carga zero (pHpcz). Foram estudados os efeitos do pH e da concentração do corante na capacidade de adsorção. A adsorção do corante foi favorável em pH 8,0 para o bagaço natural e pH 10,0 para o bagaço modificado. Os modelos de adsorção de Sips e Temkin mostraram maior afinidade com os dados experimentais do bagaço natural e modificado respectivamente. A capacidade máxima de adsorção encontrada para o bagaço natural foi de 36,08 mg g-1 e de 43,22 mg g-1 para o bagaço modificado.

Biografia do Autor

Weber Lara Lima da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Químico bacharel graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Tem experiência na área de Química Analítica e Geoquímica de Minerais e Rochas. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geociências no Departamento de Recursos Minerais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trabalha com as técnicas de difração de raios-X, fluorescencia de raios-X, espectrofotometria UV-VIS e análises termogravimétricas (TG/DTA) no Laboratório Multiusuários de Técnicas Analíticas (LAMUTA), do Departamento de Recursos Minerais (DRM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Silze Pires de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geociências no Departamento de Recursos Minerais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

2012-10-15

Como Citar

Silva, W. L. L. da, & Oliveira, S. P. de. (2012). Modificação das características de adsorção do bagaço de cana para remoção de azul de metileno de soluções aquosas. Scientia Plena, 8(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/831

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)