Perfil das Farmácias Universitárias no Brasil: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.024501Palavras-chave:
educação em farmácia, farmácia escola, farmácia universitáriaResumo
A Farmácia Universitária (FAU) é um centro de saúde que oferece serviços farmacêuticos à população, desempenhando um papel crucial na formação prática de estudantes de farmácia, proporcionando experiências reais, integrando ensino, pesquisa e extensão. Foi realizado um estudo quantitativo descritivo transversal, no qual os dados foram coletados por meio de um formulário estruturado e analisados por estatística descritiva. O estudo contou com a participação de 59 FAU do Brasil, revelando que a maioria encontra-se no Sul e Sudeste do país, 69,5%, o que pode ser atribuído à concentração de cursos de farmácia nessas regiões. Cerca de 16,9% não ofertam estágio obrigatório, violando as Diretrizes Curriculares Nacionais, possivelmente devido à escassez de farmacêuticos supervisores. A infraestrutura da maioria das FAU atende aos requisitos legais e em relação aos recursos humanos, as FAU possuem em média sete colaboradores, sendo três farmacêuticos, que supervisionam em média nove estudantes. Os serviços mais comuns prestados são: educação em saúde (86,4%), dispensação (83,1%) e acompanhamento farmacoterapêutico (49,2%). Os procedimentos farmacêuticos mais frequentes realizados são: aferição de parâmetros clínicos (74,6%), prescrição farmacêutica (35,6%) e administração de injetáveis (16,9%). A pesquisa destaca a importância das FAU no ensino farmacêutico e na saúde pública, enfatizando a importância de se ter recursos humanos adequados para garantir a conexão entre teoria e prática. O conhecimento sobre as características das FAU impulsiona práticas de ensino alinhadas às demandas sociais, sendo fundamental para o desenvolvimento contínuo dessas instituições.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Eduardo de Oliveira Pereira, Michelle Cançado Araújo Barros, Eduardo Henrique Ferreira Bambirra, Iderson Etielly Teixeira Santos, Isabela Fagundes Costa, Clarice Chemello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.