Alterações na composição nutricional na silagem de milho com o uso aditivos químicos e inoculantes microbianos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.120201Palavras-chave:
ensilagem, composição química, inoculanteResumo
Objetivou-se avaliar o uso de diferentes aditivos na composição bromatológica da silagem de milho. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco aditivos avaliado: sem aditivo; silagem aditivada com ureia (3,0%); silagem aditivada com calcário (3,0%); silagem aditivada com açúcar cristal (3,0%); e silagem com inoculante bacteriano. Após 60 dias de ensilagem realizou-se avaliação da composição química-bromatológica das silagens produzidas. A silagem aditivada com calcário apresentou maiores teores de matéria seca (não diferindo da silagem sem aditivo), matéria mineral e lignina. A silagem com ureia apresentou maiores valores de proteína bruta (19,55%) e menores teores de carboidratos totais (74,29%) e carboidratos não fibrosos (27,13%). A silagem sem aditivo apresentou menores teores de FDA (38,99%) e FDN (19,79%), e maior teor de nutrientes digestíveis totais (73,98%). O uso de aditivos na ensilagem de milho promove maiores concentrações de fibra em detergente ácido ou neutro, celulose e hemicelulose, e menores teores de NDT nas silagens produzidas. A adição de ureia proporciona aumento nos teores de proteína enquanto o calcário eleva os teores de material mineral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jaqueline Beatris Zanella, Alan Alberto Rommel, Amanda Turmina, Matheus Ramos Rosin, Magali Floriano Silveira, Jonatas Cattelam
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.