Eletrodeposição de ligas amorfas de Ni-Mo e sem trincas com alto teor de Mo a partir de banhos de gluconato
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.104201Palavras-chave:
eletrodeposição, Ni-Mo, gluconato de sódioResumo
Neste artigo, são apresentadas ligas de Ni-Mo eletrodepositadas com alto teor de Mo a partir de banhos de gluconato. Especificamente, foi avaliada a influência da densidade de corrente no processo de eletrodeposição, que produziu ligas de Ni-Mo sem trincas com alto teor de Mo. Comumente, a eletrodeposição de Ni-Mo é realizada em soluções de citrato, pois os íons de citrato promovem compostos de coordenação com maior estabilidade em comparação com ligantes mono e bivalentes. No entanto, devido ao alto estresse interno causado pelo Mo no revestimento quando seu teor é muito alto, microtrincas são formadas ao longo da superfície, causando defeitos no depósito. Banhos de gluconato foram comprovados para produzir ligas sem trincas, mesmo quando a densidade de corrente é alta. Os depósitos foram avaliados quanto à composição química por EDS e à morfologia superficial por SEM. Além disso, o processo de deposição foi avaliado quanto à eficiência de corrente, e um mecanismo de reação foi proposto com base em observações adquiridas por outros autores. O maior teor de Mo obtido foi de 43% em peso. A maior eficiência de corrente foi de 26%, obtida a 30 mA/cm².
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arthur Filgueira de Almeida, Josiane Dantas Costa, Mikarla Baía de Sousa, Joyce Ingrid Venceslau de Souto, Renato Alexandre Costa de Santana, Aureliano Xavier dos Santos, José Anderson Machado Oliveira, José Jailson Nicácio Alves, Ana Regina Nascimento Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.