Experiência e reflexão para prática profissional da docência: o constituir-se professor de ciências e matemática
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034410Palavras-chave:
docência, pesquisa narrativa, prática profissionalResumo
As narrativas (re)contadas e (re)vividas por dois professores, um de ciências e outro de matemática, nos mergulharam no contexto do processo formativo para a docência, em busca de compreensão sobre a experiência, as suas reflexões e a prática profissional. Nesse sentido, buscamos os pressupostos teóricos da literatura para analisar como se constitui a práxis assumida por professores de ciências e matemática, a partir da experiência narrada, do pensamento reflexivo e da prática profissional no contexto da docência. Do material empírico, analisado à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) e composto por cartas e entrevistas, emergiram duas categorias mais amplas consideradas congruentes nos aspectos das narrativas, a saber: deslizando-se em detalhes da experiência pela sua própria história de escolarização; e, (ii) voltando-se para dentro, contemplando o (re)constituir-se professor no presente. Os resultados apontam a uma superação do constituir-se docente devido as motivações presentes em suas experiências, capazes de estabelecer uma reflexão sobre e para a ação da prática profissional da sala de aula, de modo autônomo e em busca de transformação constante.
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Copyright (c) 2023 Sebastião Rodrigues-Moura, Cintia Aliny Silva de Souza, Silvaney Fonseca Ferreira Seabra, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
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