Correlações entre indicadores de saúde em mulheres que sobreviveram ao câncer de mama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.017501

Palavras-chave:

neoplasias da mama, indicadores básicos de saúde, promoção da saúde

Resumo

O aumento no número de sobreviventes de câncer de mama (SCM) tem estabelecido demandas notáveis sobre os sistemas de saúde em todo o mundo. Nesse contexto, novos conhecimentos são necessários para subsidiar estratégias voltadas ao manejo desse público. O objetivo desse trabalho foi analisar de modo combinado as correlações entre aspectos antropométricos, hematológicos, bioquímicos, biofisicoquímicos, de força muscular e idade em mulheres SCM. Vinte e duas voluntárias (51.7 ± 9.2 anos de idade) com histórico de mastectomia e linfadenectomia participaram do estudo. Dentre os resultados, chamam especial atenção as correlações do índice de massa corporal com perfil lipídico, força e composição corporal. As associações de perfil lipídico com estabilidade da membrana eritrocitária, composição corporal e contagem de leucócitos, as associações de RDW (red-cell distribution width) com índice de massa corporal, perfil lipídico e força, e a correlação positiva entre idade e leucócitos também merecem destaques. Tais achados permitem concluir que investigações que tratam os indicadores de saúde de maneira isolada representam séria limitação no estudo do público em questão, sendo necessário, portanto, evitá-las. A complexa rede de interações observada entre os diversos parâmetros estudados, reforça a importância de uma análise biológica global de atraente custo-benefício e de grande potencial prático. Equipes com profissionais de medicina, nutrição, fisioterapia, educação física, dentre outras áreas, podem valer-se desse conhecimento a fim de aperfeiçoar abordagens interdisciplinares voltadas ao acompanhamento de SCM em curto, médio e longo prazo.

Biografia do Autor

Rodney Coelho da Paixão, Instituto de Biotecnologia

Sócio fundador do @institutoendurance e coautor do livro "Abordagem Lógica para Prescrição do Treinamento de Endurance" (ISBN 978-65-00-45689-9). Como docente e pesquisador em Nível Superior (Graduação e Pós-Graduação) tem experiência nas redes pública e privada, bem como nos meios presencial e digital. Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Fisiologia e Treinamento de Endurance pela Faculdade de São Marcos. Mestre em Educação Física (Linha de Pesquisa: Aspectos Biodinâmicos e Metabólicos do Exercício Físico e Esporte) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutorando pelo PPGGB-UFU (Linha de Pesquisa: Bioquímica do Exercício). Em mobilidade internacional, participou do Laboratório de Bioquímica do Desporto da Universidade do Porto - Portugal e de atividades acadêmicas na University of Cape Town (Sports Science Institute) e na University of the Western Cape (Faculty of Community and Health Sciences) - África do Sul. Também tem interesse prático pelo Treinamento Esportivo e experiência como treinador de atletas profissionais e amadores, inclusive no paradesporto.

Marco Aurélio Ferreira de Jesus Leite , Instituto de Biotecnologia

É doutorando em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2019-2023), mestre em Ciências da Saúde (2016-2017) pela Faculdade de Medicina de Uberlândia (FAMED-UFU); é especialista em Nutrição Clínica e Esportiva pela Faculdade Redentor de Itaperuna, no Rio de Janeiro (2016-2017); é graduado em Educação Física, com ênfase em Ciências do Exercício e Saúde (2012-2015), pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É membro e colaborador do Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA) da UFTM. Atualmente é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Organização e Estabilidade de Complexos Biológicos pelo Laboratório de Biofisicoquímica (LaBFiQ) do Instituto de Biotecnologia (INGEB) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Revisor dos periódicos Arquivos Ciências do Esporte (Brasil) e Journal of Sports Sciences (EUA). Atua na área de nutrição, atividade física, imunologia, metabolismo, degeneração crônica e envelhecimento.

Lucas Moreira Cunha , Instituto de Biotecnologia

Possui Doutorado em Genética e Bioquímica (2017), Mestrado em Genética e Bioquímica (2013) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui experiência como pesquisador na área Biológicas e da Saúde, voltadas para análises hemoreológicas, hematológicas, bioquímicas e fisicoquímicas do sangue correlacionadas com a estabilidade de membranas de eritrócitos em diferentes condições fisiopatológicas e de exercício físico. Ao decorrer do mestrado e doutorado elaborou a padronização de dois novos métodos utilizados no estudo das membranas biológicas, aplicando os princípios da cinética de Michaelis-Menten para análise da estabilidade e deformabilidade eritrocitária correlacionando com os variáveis hematológicas e bioquímicas. Possui também experiência na área docente em todos os níveis de ensino (fundamental, médio, preparatório, profissionalizante e superior).Atualmente ministra aulas no ensino superior e cursos preparatórios em processos seletivos (pré-vestibulares, pré-enem e concursos).

Wener Barbosa Resende , Instituto de Biotecnologia

Licenciado Pleno em Educação Física (2009) pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU). Especialista em Reabilitação Física (2012) pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia (PRMS/HC-UFU). Mestre em Ciências da Saúde (2013) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (FAMED/UFU). Doutor (2017) em Genética e Bioquímica pelo Instituto de Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia (INGEB/UFU). Professor do programa de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Alice Vieira da Costa, Instituto de Biotecnologia

Graduada em Biomedicina pela Faculdade Presidente Antônio Carlos (2007 - 2010). Mestre em Genética e Bioquímica (UFU), atuando no laboratório de bioquímica e biologia molecular.

Breno Batista da Silva, Faculdade de Medicina

Mestrado em Genética e Bioquímica pelo Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (2020) e Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2014-2018). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, 2016-2017 e 2017-2018) com pesquisas na área de saúde da mulher e respostas hemodinâmicas ao exercício físico e Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET 2015-2016). Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Fisiologia Humana e do Exercício, Bioquímica, Imunologia e Bioestatística.

Lara Ferreira Paraiso, Instituto de Biotecnologia

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). É Especialista em Fisiologia do Exercício e Ciências do Esporte (2009) pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre (2011) e Doutora em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) com ênfase em bioquímica. Atualmente é Professora Titular I-A do Centro Universitário UNA de Uberlândia e do Centro Universitário IMEPAC Araguari. É professora e pesquisadora colaboradora da Especialização Latu Sensu em Medicina Integrativa (Uniube e Clínica Conceito Saúde). Aluna de Pós Doutorado no programa de pós graduação em Genética e Bioquímica (UFU). Têm experiência nas áreas de bioquímica, fisiologia humana, fisiologia do exercício, embriologia, citologia, histologia, biologia celular, prescrição de exercícios para grupos especiais, gerontologia e metodologia da pesquisa.

Guilherme Morais Puga, Faculdade de Educação Física

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2007), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2007) e doutorado em Ciências da Motricidade pela Unesp- Rio Claro (2013). Atualmente é professor Adjunto do Curso de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia - FAEFI-UFU. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde PPGCSA - UFU. Docente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFISIO UFTM/UFU.Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício aplicada a atividade física e saúde e treinamento desportivo.

Nilson Penha-Silva , Instituto de Biotecnologia

Nilson Penha-Silva (ORCID # 0000-0002-8205-6213, ResearcherID # E-5730-2010 e Scopus Author ID # 55924553100) tem graduação em Farmácia e Bioquímica e doutorado em Bioquímica e Imunologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolveu estudos de pós-doutorado em Bioquímica na Southern Illinois University (SIU) e na University of Texas Medical Branch (UTMB). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele ensina Bioquímica para o programa de graduação em Medicina, e Enzimologia e Biologia do Envelhecimento para o Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica. Tem experiência em Bioquímica, com ênfase em Enzimologia e Metabolismo, e em Biologia do Envelhecimento, com foco em Mecanismos do Envelhecimento, e atuação científica nos temas: 1) cinética e termodinâmica de processos biológicos, especialmente estabilidade de proteínas, membranas e células vermelhas do sangue, e 2) metabolismo, ambos na 1) saúde e na 2) degeneração crônica (envelhecimento e doenças crônicas degenerativas). É membro de # 483 da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e # 202938964 da Sociedade Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

Downloads

Publicado

2023-02-12

Como Citar

Coelho da Paixão, R., Ferreira de Jesus Leite , M. A. ., Moreira Cunha , L., Barbosa Resende , W., Vieira da Costa, A., Batista da Silva, B., Ferreira Paraiso, L., Morais Puga, G., & Penha-Silva , N. . (2023). Correlações entre indicadores de saúde em mulheres que sobreviveram ao câncer de mama. Scientia Plena, 19(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.017501